Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2009

Criar e Inovar – O novo paradigma de Desenvolvimento

Denise Mazeto

Integradora de Sustentabilidade do CRIS

Pensar em sustentabilidade é buscar uma visão integrada que considere a ética como principio orientador para um novo paradigma. É ter a determinação de partir para soluções criativas e inovadoras que almejem a felicidade e o bem estar de todos os seres.
O atual modelo econômico diz que precisamos comprar e comprar, para assim manter o mercado aquecido e gerar empregos. Nosso subconsciente, aceita esse fato e cede aos impulsos. A essa lógica da “normose” soma-se a “doença de ser normal”, está o pensamento do “máximo lucro no menor tempo possível”.

Novos protagonistas

A boa noticia é que um novo caminho começou a ser trilhado por pessoas que criam e inovam na revisão de sistemas, materiais e processos. Re-avaliam o ciclo produtivo para que o consumo de matéria-prima, água, energia, mão-de-obra, entre outros, tenha como ponto fundamental o respeito à vida. Seguem alguns exemplos:

  • Soluções Descentralizadas:
Energias renováveis, reciclagem de resíduos, aproveitamento de água de chuva e tratamento de esgoto são exemplos de soluções descentralizadas que tornam a perspectiva de um mundo ecologicamente equilibrado, ainda mais próxima de nossa realidade.

  • Fibra Vegetal na Fabricação de Turbinas Eólicas:
Desenvolvida por uma empresa nacional, que substitui a danosa fibra de vidro, nociva ao operário que trabalha na produção.

  • Coco:
Um super alimento, a casca e a fibras dão origem a mantas de isolamento térmico e acústico, botões, pastilhas para revestimento, vasos, etc.

  • Bambu:
É rapidamente renovável e seqüestra 30% a mais de carbono do que outra vegetação de mesmo porte, substituindo a madeira em construções, móveis e utensílios domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário